jan./abr. 2018
Filosofia e Educação v. 10, n. 1 (2018): Temática: Ética e Educação
-Sumário
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/issue/view/1505
-Editorial
Ética e Educação (1-4)
Silvio Sánchez Gamboa
-Dossiê
Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas (5-20)
José Renato Polli
A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego. (21-36)
Rosane Wandscheer Bortolini, César Nunes
“Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã. (37-57)
Valdirene Pereira Costa
A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender. (58-89)
Eliana Romão
A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia (90-120)
Rodrigo Marcos de Jesus
A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância. (121-135)
Juliana Cristina Costa
A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania. (136-153)
Maria Cristiani Gonçalves Silva
A paideia: cultura, cibercultura e a educação à distância. (154-165)
Juliana Savoy Fonari
A gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica (166-183)
Paulo Eduardo Vieira
A educação dialética: a luta por uma Educação Emancipadora (184-199)
Edelcio Smargiassi
As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire (200-232)
Afonso Celso Scocuglia
-Resenha
Educação a partir da sapiência dos oprimidos (233-242)
Daniel Ribeiro de Almeida Chacon
________________________________________________________________________________
Filosofia e Educação: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe